segunda-feira, 20 de outubro de 2014

http://super.abril.com.br/cultura/como-escolher-melhor-candidato-446587.shtml

E o Voto Vai Para...

Como escolher o melhor candidato?

Primeiro, você precisa ter claro qual é a sua posição política e o que espera do governo brasileiro.

por Flávio Amaral

Primeiro, você precisa ter claro qual é a sua posição política e o que espera do governo brasileiro. Prefere instituições pequenas, que cobrem pouco imposto e apenas regulem a sociedade, ou sonha com um Estado forte, capaz de garantir alimentação a todos apesar da alta carga tributária? Quanto às leis, você precisa de alguém que defenda a legalização da maconha ou quer apoiar um defensor da redução da maioridade penal? Com sua posição política em mente, procure os candidatos que melhor representem as suas idéias. O mais difícil é saber se, além de pensar como você, eles são honestos e realmente vão lutar pelo que defendem. O melhor jeito de descobrir isso é tendo muita informação. Busque conhecer a carreira do candidato e veja se suas promessas são viáveis e compatíveis com o cargo que ele pretende ocupar. “Promessa genérica é muito fácil de fazer. Melhor é apresentar planos concretos para resolver os problemas”, afirma Claudio Weber Abramo, diretor da ong Transparência Brasil. “Qualquer um pode prometer que vai combater a corrupção, mas o eleitor deve perguntar quais as medidas concretas a ser tomadas.”
A internet é uma ótima ferramenta para buscar informações sobre os candidatos desta eleição. Nos sites da Câmara, do Senado, das Assembléias Legislativas, de algumas ongs ou simplesmente no Google, é possível saber se seu candidato já esteve envolvido em algum escândalo, o que ele realizou em mandatos anteriores e avaliar as propostas do seu partido. Não se esqueça que presidentes e governadores não governam sozinhos. Precisam de uma equipe, muitas vezes composta por milhares de pessoas. Preste atenção no candidato a vice, no partido e nos aliados de campanha, que devem ocupar ministérios ou secretarias do novo governo. Saiba quem são os suplentes dos senadores. E lembre-se que, para deputado, seu voto é contado primeiro para o partido e depois para o candidato. Difícil? Pois o trabalho segue depois das eleições. Acompanhe se o candidato eleito está fazendo o que prometeu. Na próxima eleição, ele vai precisar de você.

Guia do voto

O que eles podem e não podem fazer
Presidente
Principais atribuições:
• Programa a política nacional de saúde, cultura e educação, como o conteúdo dos currículos das escolas e a distribuição de dinheiro para universidades.
• Cuida da infra-estrutura do país (privatizar ou construir estradas e usinas hidrelétricas).
• Define as regras de comércio exterior e quanto o país vai poupar para pagar sua dívida (se o presidente decidir pagar).
• Cuida da defesa nacional e das relações com os outros países.
• Propõe e aprova leis nacionais, como a legalização do aborto.
Promessas de campanha
Mentira! O que ele promete não é competência de seu cargo ou não dá para cumprir em 4 anos - “No meu governo, a polícia estará na rua, protegendo o cidadão dos bandidos.” (O governo federal não comanda a polícia.)
O candidato até pode fazer o que promete, mas está sonhando muito alto. Ou mentindo - “Vou criar 10 milhões de empregos” (O número de vagas depende da economia e de fatores externos.)
A promessa pode ser cumprida, mas é preciso saber como será colocada em prática - "Vou investir duas vezes mais em educação e saúde.” (O presidente define suas prioridades, mas precisa dizer de onde virá a verba.)
Governador
Principais atribuições:
• Gerencia e constrói escolas, hospitais e estradas estaduais.
• Elabora e coloca em prática planos para estimular as vocações econômicas do estado e de suas regiões.
• Controla a Polícia Militar e a Civil e administra os presídios.
• Defende o interesse do estado junto à Presidência e luta por obras federais.
• Decide como gastar o dinheiro obtido com impostos estaduais.
• Propõe e aprova leis estaduais, como a criação de áreas de preservação ambiental.
Promessas de campanha
Mentira! O que ele promete não é competência de seu cargo ou não dá para cumprir em 4 anos - “Vou triplicar o salário de todos os servidores públicos.” (Dificilmente haverá dinheiro para cumprir essa promessa.)
O candidato até pode fazer o que promete, mas está sonhando muito alto. Ou mentindo - “Vou trazer indústrias para o estado.” (Depende da economia, da vocação e do mercado da região.)
A promessa pode ser cumprida, mas é preciso saber como será colocada em prática - “Vou aparelhar as Polícias Civil e Militar e melhorar a formação de policiais.” (Compatível com o cargo de governador.)
Como controlar a atuação do presidente e do governador
Guarde suas promessas de campanha e acompanhe em jornais, revistas e sites se o presidente está cumprindo o que prometeu e se sua conduta está livre de corrupção. Membros do Executivo costumam beneficiar com licitações e compras superfaturadas quem financiou sua campanha. Confira no site do TSE (www.tse.gov.br) quais foram as empresas que financiaram o governante e acompanhe quem está recebendo dinheiro dele.
Deputado federal
Principais atribuições:
• Faz, debate e aprova leis baseado nos interesses do povo.
• Propõe emendas à Constituição e aprova o orçamento federal.
• Participa de comissões que debatem temas de interesse nacional, como biossegurança e direitos humanos.
• Fiscaliza as contas e os atos do presidente, do vice e dos ministros. Pode convocá-los a prestar contas e abrir CPIs.
• Vota o impeachment, ou seja, autoriza a abertura de processo contra o presidente.
Promessas de campanha
Mentira! O que ele promete não é competência de seu cargo ou não dá para cumprir em 4 anos - “Vou lutar para o governo estadual reduzir as tarifas de pedágio.” (Deputados federais pouco influenciam o governo dos estados.)
O candidato até pode fazer o que promete, mas está sonhando muito alto. Ou mentindo - “Apoiarei todos os pedidos de cassação de corruptos.” (Deve-se antes analisar se os processos são justos ou não.)
A promessa pode ser cumprida, mas é preciso saber como será colocada em prática - “Lutarei para o governo federal construir hospitais no meu estado.” (Deputados podem criar projetos e lutar para executá-los.)
Senador
Principais atribuições:
• Debate e aprova, baseado nos interesses da nação, os projetos que passaram pelos deputados.
• Autoriza empréstimos externos feitos por governos estaduais e municipais.
• Com os deputados, participa de comissões especializadas e fiscaliza o Poder Executivo.
• Aprova acordos internacionais assinados pelo país para que vigorem em território nacional.
• Se o Congresso aprovar o impeachment, o Senado julga os crimes de responsabilidade de que o presidente é acusado.
Promessas de campanha
Mentira! O que ele promete não é competência de seu cargo ou não dá para cumprir em 4 anos - “Vou apresentar projetos de lei para acabar com a fome no Brasil.” (Erradicar a fome depende muito mais do governo federal.)
O candidato até pode fazer o que promete, mas está sonhando muito alto. Ou mentindo - “Vou participar de todas as CPIs sobre corrupção.” (Não é certeza que ele será incluído em comissões de inquérito.)
A promessa pode ser cumprida, mas é preciso saber como será colocada em prática - “Vou apresentar projetos de lei para tornar os impostos mais inteligentes.” (Veja se você concorda com o modo como ele pretende realizar.)
Deputado estadual
Principais atribuições:
• Faz, debate e aprova leis de interesse estadual, como a criação de impostos estaduais e taxas.
• Compõe comissões de temas regionais, como segurança e privatização de bens estaduais.
• Fiscaliza o governador, o vice e os secretários estaduais. Pode convocá-los a prestar contas e abrir CPIs.
• Indica os representantes do Tribunal de Contas estadual.
• Propõe emendas e faz, em conjunto com o governador, o orçamento do estado.
Promessas de campanha
Mentira! O que ele promete não é competência de seu cargo ou não dá para cumprir em 4 anos - “Vou lutar para reduzir os salários dos deputados pela metade.” (Pela lei brasileira, ninguém pode ter seu salário reduzido.)
O candidato até pode fazer o que promete, mas está sonhando muito alto. Ou mentindo - “Se o governador eleito for o meu adversário, vou me opor cegamente a ele.” (Mostra um perfil politiqueiro.)
A promessa pode ser cumprida, mas é preciso saber como será colocada em prática - “Lutarei para cortar gratificações, gastos extras e aumento dos salários dos deputados.”(Proposta dentro da lei e da função.)
Como controlar a atuação dos senadores e dos deputados eleitos
Parlamentares costumam funcionar por meio de pressão da sociedade em geral e de grupos organizados. Para controlar sua atuação, faça do deputado em quem você votou seu porta-voz. Escreva para aqueles que mereceram seu voto sempre que tiver alguma sugestão ou crítica a sua atuação. A melhor hora para pressionar os parlamentares é poucos dias antes da votação de projetos de lei que são do seu interesse. Acompanhe a pauta dos parlamentares pelo site do Congresso (www.camara.gov.br) e da Assembléia Legislativa do seu estado. Para saber como anda a conduta do parlamentar eleito, acompanhe o histórico do patrimônio dele pelo site do TSE.

O erros mais comuns do eleitor

• Confundir a pessoa com o político. Muitos políticos ruins ou corruptos são carismáticos.
• Votar em quem está ganhando. Pelo menos no primeiro turno, o que vale é sua primeira escolha.
• Votar em esquisitões para protestar. Eles podem ser piores que os que motivam protestos.
• Votar em alguém somente porque compartilha algo com ele (mesmo bairro ou religião).
• Trocar o voto por um presente ou um favor do candidato.

Onde se informar

Sites da Justiça Eleitoral
Tribunal Superior Eleitoral - www.tse.gov.br
Dados do patrimônio dos candidatos e do tamanho de sua campanha eleitoral.
ONGS
Transparência Brasil - www.transparencia.org.br
Oferece informações sobre os principais candidatos à Câmara dos Deputados, como funções públicas que já exerceram, número de faltas, declaração de bens, doadores de campanha, menções publicadas na imprensa sobre casos de corrupção e referência dos processos judiciais em que o candidato aparece.
Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) - www.diap.org.br
Ong que monitora a atuação de senadores e de deputados federais; disponibiliza listas com os parlamentares mais atuantes e mais influentes.
Instituto Ágora - www.institutoagora.org.br
Disponibiliza o Balanço Legislativo Municipal, que monitora a atuação dos vereadores de São Paulo.
Sites governamentais
www.planalto.gov.br
Notícias sobre os atos do presidente, espaço para enviar mensagens, íntegra de discursos e links para outros órgãos.
www.senado.gov.br
Informações detalhadas sobre a atuação dos senadores, projetos e comissões.
www.camara.gov.br
Dados sobre os deputados federais, projetos, discursos e dados para contato.
www.al.(sigla do estado).gov.br
Exibem a programação das votações e o contato dos deputados estaduais.




__Os comentários desse texto serão avaliados à partir das 18:00 horas do dia 25 de outubro 
Não esqueça de colocar a nome e turma.


domingo, 19 de outubro de 2014

Revisão de Matemática do Ensino Médio

Aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, acessem o link abaixo para verificar a lista de revisão do ensino médio de Matemática.
https://drive.google.com/file/d/0B11lMH9ZEe87RUlyc1p5X0lCZ00/view

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Visita ao Centro de Ciências João XXIII

Os alunos do Ensino Médio do Noturno visitaram o Centro de Ciências João XXIII e participaram de atividades no planetário e no laboratório de química. Foi uma rica oportunidade de aprendizagem através das experiências em laboratório.


Mais fotos em nosso www.facebook/eeacarlos.

Visita a Feira das Profissões do CES

" Muito bate-papo, música e troca de experiências. Assim foram os dois dias da Feira de Profissões do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Realizada nos dias 25 e 26 de setembro, a feira é uma oportunidade para levar conhecimento sobre os cursos oferecidos pela instituição a alunos do ensino médio de instituições públicas e particulares de Juiz de Fora." fonte: http://www.ecaderno.com/pre-universitario/noticias/feira-de-profissoes-do-ces-reune-estudantes-de-jf

Nossos alunos do Ensino Médio da manhã participaram com muito entusiasmo! Mais fotos em nosso face.



IDEB da escola em alta!

Nossa escola avançou significativamente nos índices do IDEB no 5º e no 9º ano. Parabéns aos alunos e professores da nossa escola que contribuíram muito para esse resultado!




Projeto Eleições 2014

O IPAC coordenado pela professora Elianinha, implementou hoje a votação da eleição simulada com a participação de todos os alunos da escola. Os alunos do IPAC construíram um programa em que cada aluno podia votar para governador e presidente como se faz na Urna eletrônica de verdade. Os resultados foram computados automaticamente e serão publicados em breve. Parabéns a toda a equipe do IPAC e à professora Eliane Comissário!!
( mais fotos em nosso facebook)



Nossa Escola no 3º Congresso Magistra

Nossa escola participou mais uma vez Congresso de Práticas Educacionais promovido pela Magistra - Escola de formação de educadores da Rede Estadual de Minas Gerais . Nesta terceira edição do Congresso, as profª Luciana e a supervisora Andréa, apresentaram o Projeto Família na Escola.