segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Texto para debate com os alunos do Ensino Médio

Conforme combinado na elaboração do Projeto de Intervenção Pedagógica, os professores do Ensino Médio disponibilizarão textos para  que os alunos do 1º a 3º ano do EM possam debater e postar comentários toda semana. Segue o primeiro texto. Clique no "share", acesse o texto, leia e comente. Aguardamos sua participação!

10 comentários:

  1. A mobilidade urbana no Brasil é realmente precária e a cada dia ela tem piorado mais.É necessária a mudança dos investimentos nessa área, é necessária a inovação.Um bom investimento seria o aumento das ciclovias pelo país, que hoje em dia representa uma pequena parte dos solos urbanos.Além disso, os projetos que visam a adesão desse tipo de transporte, é muito importante para que realmente ocorra o melhoramento da mobilidade através desse projeto, que apesar de ser mais saudável e sustentável não deixa de ser inovador e eficaz.Claro que também são necessárias várias outras mudanças, como por exemplo a implementação da tecnologia, mas para um "ponta-pé" inicial, já é u m ótimo começo.

    ResponderExcluir
  2. Mobilidade urbana é um assunto que deve ser tratado com cuidado nos dias de hoje. No Brasil encontramos problemas como a precariedade dos transportes públicos, mas tal mobilidade não é apenas em meios de transporte mas também na locomoção de pessoas. Encontramos hoje problemas nas calçadas, lojas e outros tipos de ambientes, onde cadeirantes não conseguem se locomover de forma adequada.
    Começar a ver problemas como esse com um certo cuidado já é um bom começo para melhorar a mobilidade da população. / Luiza Botelho 3A

    ResponderExcluir
  3. O transito da nossa cidade está cada dia mais terrivel, nos horarios de pico é possivel observar carros com apenas uma ou duas pessoas dentro. Para melhorar isso precisamos começar dentro de nossas casas primeiro e dentro de nossas familias. Acho que aqui em Juiz de Fora poderia haver um incentivo para as pessoas andarem mais de bicicleta, caminhar mais porque realmente a cada dia que passa está ficando mais dificil se deslocar de um local para o outro.

    ResponderExcluir
  4. A cada dia que se passa o deslocamento de pessoas no pais só piora. Há problemas como falta de transportes públicos, acessibilidade e mobilidade de cargas no espaço urbano. É necessária uma mudança rigorosamente sobre trilhos, como metrôs, trens , ônibus, com integração a ciclovias, esteiras rolantes, elevadores de grande capacidade adquirindo soluções inovadoras e sustentáveis para sim iniciar uma melhor convivência e boa qualidade de vida da nossa sociedade.
    Raquel:: 3A

    ResponderExcluir
  5. O precário estado dos meios públicos,ao fácil acesso a automóveis próprios( que gera um auto índice de veículos circulando pelas cidades),e a falta de educação dos motoristas,pedestres e usuários de meios de transportes coletivos,entre outros afeta a nossa mobilidade publica o que gera alta discussão sobre o assunto mas quase nunca uma motivação da sociedade para melhorar esses problemas.o problema da mobilidade urbana é coletivo e só com o apoio de todos podemos melhorar esses problemas.

    ResponderExcluir
  6. A mobilidade hoje em dia no Brasil é mesmo muito precária e cada dia vai aumentando mais,pois as pessoas estão comprando mais carros ao invés de andar num transporte coletivo.Mas se houvesse uma mudança nos transportes públicos,se houvesse uma melhora,a mobilidade poderia melhorar e muito.E isso seria um grande avanço para a melhora da mobilidade no Brasil.(Luana 2B)

    ResponderExcluir
  7. A mobilidade urbana é um grande desafio no Brasil. O deslocamento de pessoas, em busca de bens e serviços de qualidade aumenta a concentração populacional. O fato é que a adoção dos meios de transportes, as cidades brasileiras sofrem com os congestionamentos e elevados custos nos preços, serviços precários o que leva uma piora a qualidade de vida. Uma das soluções para melhoria é as iniciativas do Estado e das empresas privadas devem priorizar os transportes públicos, de massas, desenvolvendo sobre trilhos.

    ResponderExcluir
  8. Estamos presenciando um dos maiores problemas de deslocamento dos ultimos tempos. E enquanto o privilegio for dos automoveis e as cidades foram construidas para estes, haverao grandes prejuizos. Juiz de Fora está em constante crescimento populacional e se cada um optar por seu automovel e individualismo, a mobilidade será ainda mais afetada. Melhorias como a preferencia aos transportes coletivos ou nao motorizados, sao um grande avanço, a maneira adequada de buscar resolver o problema atual. /Mariana 3D.

    ResponderExcluir
  9. Mobilidade urbana, um tema importante e que deve ser tratado com muito cuidado, aliás ela está presente no dia a dia de todos nós.O Brasil possui um transporte público deficiente e um grande número de veículos, oque prejudica ainda mais a mobilidade urbana nas cidades brasileiras. Oque realmente falta é o planejamento por parte das autoridades competentes . Precisamos de ideias e soluções, mesmo que simples como por exemplo : implementação de mais ciclovias que incentivem as pessoas a utilizar bicicletas como meio de transporte, rotas alternativas e melhoria nos acessos , são ideias pequenas mas que já melhoraria o fluxo no trânsito de nossas cidades. Entretanto, nosso país possui uma enorme burocracia, ainda mais quando o assunto é obras públicas, o que dificulta e muito a fazer com que essas ideias, saem do papel e virem realidade. Então penso que possa existir um outro caminho, um ditado popular já dizia " não se pode contra eles, junte-se a eles", oque eu quero dizer com isso é que, poderíamos usar esse grande número de veículos que nosso país possui para fazer algo que seja proveitoso, um modo seria: gerar energia. Sim, energia ! Que também é um tema bastante discutido na atualidade, já que cada vez mais utilizamos ela em nossa vida, e cada vez menos temos recursos para produzi-lá.Você deve estar se perguntando, mas como isso seria possível? Hoje em dia já existem projetos que prevê a geração de energia elétrica através do movimento dos carros, caminhões, entre outros. São lombadas, que quando um veículo passa por cima , transforma a energia mecânica em energia elétrica, quanto maior o peso e o fluxo de automóveis que ali passar, mais energia será gerada. Essa energia gerada pode ser utilizada para inúmeros fins, entre eles cito, o direcionamento dela para os semáforos, que muitos deles em dias chuvosos, deixam de funcionar (oque no caso também seria um problema de mobilidade urbana, já que ir e vir se torna uma dificuldade) por queda da energia elétrica , quando isso acontece o transtorno nas cidades é ainda maior tanto para os motoristas como para os pedestres. Em meu ponto de vistas, está poderia ser uma ideia, que além de tudo seria sustentável, e novamente volto a repetir, sustentabilidade também é um assunto que está sendo muito abordado.

    ResponderExcluir